• Falésias de Portugal: Forte do Cavalo

    Descubram a nova rubrica Falésias de Portugal com Ana Marisa Correia! Este mês está em destaque o Forte do Cavalo em Sesimbra.

    Ler mais
  • Feira Náutica do Tejo

    A Feira Náutica do Tejo está de regresso para a sua terceira edição, que acontece entre 29 de Maio e 1 de Junho, na Doca de Pedrouços, em Algés.

     

    Ler mais
  • Prémios APECATE

    Os Prémios APECATE dirigem-se a todas as empresas organizadoras de Congressos, Eventos e Actividades de Animação Turística.

     

    Ler mais
  • Agenda Outdoor

    Já conheces a agenda outdoor do Portal Aventuras?

    Já tens planos para este fim de semana? Apresentamos-te inúmeras sugestões!

    Ler mais
  • Revista Outdoor 13

    Já está disponível a edição 13 da Revista Outdoor, recheada de sugestões para partires à aventura!
    Consulta já, é gratuita!

    Ler mais
  • Caminhadas

    Caminhar... o escape para viver uma vida ativa longe do stress!


    Estás confortável? Pronto para partir à aventura? Temos a certeza que quando terminares... Vais querer repetir!

    Ler mais
  • WebShop Portal Aventuras

    Já está disponível a WebShop do Portal Aventuras...

    Ler mais

Sportzone

Equipamento

Garmin lança novos plotters cartográficos

Conheça os novos modelos das séries GPSmap® 800 e GPSmap® 1000.

Mais novidades:

Truques e Dicas

Enjoo de Altitude

É a denominação do conjunto de sintomas que ocorrem no organismo após a subida a altitudes elevadas

Mais truques e dicas:

Próximos Eventos

Neon Run

A Neon Run chega ao Porto no dia 31 de Maio de 2014.

Mais eventos:

Descobre a tua próxima Aventura Outdoor

Randonneur

O randonneuring é uma modalidade com milhares de seguidores e uma novidade por terras lusas!

Esta é uma modalidade que fora atraindo milhares de ciclistas amantes da longa distância. Trata-se de uma forma especial de estar e de andar de bicicleta suportada na experiência, no conhecimento e sobretudo na solidariedade e na entreajuda entre randonneurs. Esta modalidade tem como objetivo a conclusão das longas distâncias dos brevets.

A tradução para português tal como para outras línguas é difícil, talvez por isso não se traduza...é um cicloturista, um ciclista que, de forma não competitiva e em autonomia, percorre longas distâncias de bicicleta. Se retirarmos o carácter competitivo à palavra "ultra-distância" é um ultra-ciclista não competitivo.

 

O QUE DIFERENCIA OS RANDONNEUR?

Os randonneurs são ciclistas de longa distância que têm como objetivo concluir os brevets (Brevets Randonneurs Mondiaux - BRM), nas distâncias de 200, 300, 400 e 600 km, culminando de quatro em quatro anos com a participação no Paris Brest Paris - um brevet de 1200 km que, em 2011, teve a sua 17ª edição e que remonta a 1891, sendo o evento de ciclismo mais antigo do mundo.

O QUE É UM BRM?

São eventos não competitivos, em que o randonneur percorre o percurso do BRM individualmente, e em autonomia, não sendo permitida qualquer assistência no trajeto. No final, não existem classificações por tempo ou qualquer outra, nem prémios, nem pontos por participação. É esta filosofia não competitiva associada a percorrer centenas de quilómetros que cria naturalmente um espírito de entreajuda entre os randonneurs em que o objetivo é concluir a distância do BRM e não chegar em 1º lugar.

Os BRM atraem um perfil de ciclista muito diversificado, em termos de idade, forma física, e objetivos. Aspectos como o conhecimento e a resiliência do randonneur associado à durabilidade do equipamento utilizado são essenciais. Estas características acabam por colocar em 2º plano as habituais preocupações de quem anda de bicicleta, velocidade, peso da bicicleta, forma física... Os tempos limite de conclusão dos BRM variam com a distância: 13h e 30m para 200 km, 20h para 300 kms, 27h para 400 kms 40h para 600 kms e 75h para 1000 km o que permite uma grande heterogeneidade de participantes.

O MOVIMENTO RANDONNEUR

Nasce em finais do século XIX, com provas de longa distância em Itália e França, desde então expandiu-se para todo o mundo. Na Europa em países como a França, Inglaterra, Alemanha e Espanha existem milhares de randonneurs, o mesmo acontecendo nos EUA e no Brasil. Globalmente os Randonneurs Mondiaux estão presentes em todo o mundo.

O MOVIMENTO EM PORTUGAL

O ciclismo de longa distância não competitivo e os Brevets Randonneurs Moundiaux surgem em Portugal em 2011 com os Randonneurs Portugal que, associados à “Les Randonneurs Mondiaux” e ao “Audax Club Parisien” (entidade que mundialmente homologa e supervisiona os BRM), tornaram possível a realização de Brevets Randonneurs Mondiaux oficiais em Portugal. Em 2010 realizou-se um primeiro BRM o Portugal na Vertical (600 km).

Em 2011, organizou-se uma série completa (200, 300, 400 e 600 km) com base em Vila Franca de Xira, e surgiu um primeiro organizador local em Esposende. O grande objetivo de realizar em Portugal os BRM de acesso ao Paris Brest Paris foi conseguido, culminando com a primeira participação oficial de Portugal no Paris-Brest-Paris, evento que reuniu 5000 randonneurs de todo o mundo.

 


BOAS PEDALADAS!

Não percas o artigo sobre Randonneur na Revista Outdoor!

  Randonneurs Portugal © All rights reserved

 

Passatempos

O Portal Aventuras tem constantemente passatempos com várias ofertas!  Não percas!

Video da Semana

Revista Outdoor

Revista outdoor

Já conheces a Revista Outdoor?

Está disponível em formato digital e é de consulta gratuita.

Promoções

APP pa

Fica a conhecer as Promoções do Portal Aventuras

Já viste a promoção da semana?

 

App Portal Aventuras

APP Portal Aventuras

Entra no fantástico mundo das aventuras outdoor...

 

Foto da Semana

Escalada Pedreiras

Descobre as imagens eleitas semanalmente pela nossa equipa!